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Tudo o que você precisa saber para abrir um negócio de alimentação na Zona Sul

Como o setor alimentício crescendo a cada dia na Zona Sul, cabe a quem irá empreender nesse ramo saber no setor que irá focar

Precisa-se muito mais do que simplesmente abrir uma lanchonete ou um simples restaurante para se ter sucesso no setor de alimentação [na-cidade]. O empreendedor precisa ter visão estratégica financeiro e de marketing, por exemplo, para descobrir público, nicho e fazer do seu empreendimento alimentício um sucesso.

Se você se enquadra num perfil de que gostaria de empreender neste ramo, mas ainda falha nesses aspectos fundamentais, acompanhe esse post.

 1. Os negócios alimentícios são diferentes entre si

Restaurantes de comida caseira bem como lanchonetes com venda de hambúrgueres, pasteis e afins, são negócios alimentícios muito comuns e que possuem aclamação popular, mas não é por isso, por exemplo, que não pode se diferenciar dos demais e se reinventar. Porém, dentro dessa realidade, temos pequenas ramificações que dão completo sentido dentro do entendimento de mercado.

Restaurantes e suas variáveis

Arroz e feijão é o prato predileto e tradicional no Brasil. Logo, os restaurantes que trabalham com a comida em pratos quentes sempre tenderão a ser sucesso na Zona Sul. Mas o empreendedor precisa ter total atenção que o cliente que o visita nos dias de semana são diferentes do final de semana.

A alimentação é inerente em qualquer pessoa, mas pense: quem frequenta restaurante de segunda a sexta, geralmente está em seu horário de almoço e tem uma a duas horas para se alimentar. Já nos sábados e domingos, o público são turistas ou até mesmo moradores locais a passeio, em busca de lazer e momento com família e amigos.

Por isso, durante a semana, um cardápio mais simples e econômico já é de bom grado. Já nos finais de semana, pede-se algo mais elaborado.

Mas os restaurantes variam muito entre si. Veja a seguir.

Por Quilo

O cliente paga de acordo com o que consome. Existe uma certa diversidade de opções entre misturas (carne, frango, massa) e acompanhamento (arroz, feijão, salada).

Nos selfies services as comidas são feitas em grande quantidade e utiliza-se produtos industrializados, devido ao número de alimentos produzidos de uma só vez.

Prato Feito

Os Pfs tem grande apelo popular pelo fato da comida ser caseira e produzida na hora. E o empreendedor pode usar isso para vender o seu negócio, atraindo o cliente com termos como “Segredo do Chefe”, “Tempero de Mãe”, que instigam o cliente ao sabor especial daquela comida bem como o remetem a situações pessoais como a comida da mãe ou da vó, a infância etc.

Como o nome diz, os pratos feitos são servidos prontos e com preço afixado. Mas isso não impede que o empreendedor cobre preços variados em combos com bebidas adicionadas, pratos maiores (como o executivo, que vem separado) ou na adição de misturas, por exemplo.

Marmitex

Quentinhas, marmitas, marmitex.  Nesse tipo de empreendimento, a agilidade e a rapidez são mais observadas do que o próprio produto (alimento) em si. O cliente que vai até esse tipo de negócio, deseja um período curto entre perído, preparo e consumo. Por isso, variedade de opções no cardápio é algo perigoso, pois, faz com que o cliente perca tempo na escolha. O ideal, é, no máximo, três opções de pratos.

Muitas opções de cardápio não é o ideal pra esse ramo, a agilidade entre a escolha do alimento pelo cliente, o seu preparo e entrega é fundamental para a fidelização.

Geralmente, a entrega é em domicílio, por isso, a eficiência na equipe de entrega também é fator de extrema importância nesse tipo de negócio.

Lanches Rápidos

Os fast foods não se restringem apenas às grande redes, mas contempla o público que quer se alimentar bem, porém, rápido, num alimento prático. Por isso, hambúrgueres, cachorros quentes e pasteis são muito vendidos nesse tipo de linga. Quem frequenta esse tipo de local, não se preocupa muito com a questão calórica dos alimentos, mas sim, com a praticidade e com o sabor.

Muitos desses estabelecimentos, atualmente, tem apostado na produção artesanal desses produtos.

Em relação a entrega e preço, os combos são atrativos importantes, onde uma linha específica de produtos são vendidos de forma conjunta ou com valor adicional mínimo. Por exemplo, o hambúrguer ser vendido com batata-frita e refrigerante ou adicional pela sobremesa.

Naturebas e Suplementos

Existem dois tipos de clientela nesse caso: aqueles que preferem o consumo de produtos integrais, vegetariasnos ou veganos e, para esses, sanduíches, saladas, grelhados etc, atendem as necessidades. Por outro lado, têm o públicos das academias, aqueles preocupados na proteína, carboidrato e massa muscular. Para esses, produtos com aditivos de suplementos, como what protein, são grandes chamarizes.  seus produtos valores nutritivos como proteínas e carboidratos.

No caso desse nicho, os clientes são diferentes dos da linha de fast food, que não estão preocupados com a saúde do consumo. Os naturebas e consumidores de suplementos, tem grande preocupação quanto ao valor nutricional do que é consumido.Gerenciamento Eficiente

O conhecimento em gestão de empresas é o diferencial na hora de tocar o seu negócio de alimentos na Zona Sul. Cada negócio tem o seu diferencial, como se pode observar, até mesmo por isso é importante que se crie um padrão para que se identifique o negócio e a marca sem muito esforço.

Higiene

Quando se trata de manipulação de alimentos, esse fator é indispensável. O local precisa ser apropriado e as normas de higiene precisam ser sempre muito bem respeitadas. Os funcionários, também, precisam estar sempre bem identificados, limpos, sem qualquer tipo de esmalte ou maquiagem e devidamente identificados.

Estoque

No ramo de alimentos, os prazos de validade são curtos e as formas de armazenamento são diferentes entre si. Um local apropriado e refrigerado é fundamental para que não se perca produtos e, consequentemente, dinheiro.

Caixa

Formas práticas de pagamento, como cartões são obrigações básicas para o empreendedor no ramo alimentício. Nos dias atuais, poucas pessoas trabalham com o dinheiro em espécie, e mais, muitas pessoas recebem cartões de alimentação, que precisam ser acordados para serem aceitos no seu estabelecimento. Essa praticidade de pagamento é fator simples, mas muito importante na fidelização do cliente.

Logísitca

Vai além do preparo e do consumo do alimento pelo cliente, mas vai por todo o serviço de atendimento, conforto, comodidade e eficiência. O local precisa agradável, com atributos que o diferenciem etc. No quesito entrega, um exemplo atual é o aplicativo IFood, que acompanha a evolução da informática no diário popular. Pedir o alimento em sua residência, apenas usando o smartphone é mágico atualmente e ter o seu empreendimento incluso nessas plataformas é uma grande sacada.

Capital de giro

Primeiramente, o empreendedor precisa entender o que é capital de giro e períodos de sazonalidade. Existem épocas que a venda de produtos caem, as de alimento ainda sofrem pouco com isso, mas não deixa de ser afetadas, esses momentos de queda são chamados de sazonalidade. Nesse tipo de período, a tendência é que entre menos dinheiro que o normal no seu caixa e que a saída seja maior. Para isso, é importante que exista ainda uma gordura do “tempo das vacas gordas”  para que o capital do seu empreendimento siga girando.

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