Consultoria contábil: a fórmula para a sua empresa sair da crise
Esse post já é, por si só, uma consultoria contábil que vai fazer você deixar de se escorar na desculpa da crise e vender lenços enquanto todos choram
Crise, você certamente tem escutado muito essa palavra nos últimos anos. Seja nos veículos de mídia, seja no boca a boca popular, já sabemos que todo mundo odeia esse monstro do Século XXI. Agora, em algum momento você não parou pra pensar que tem alguma coisa de errada que pode não estar certa!? Claro, longe de nós desmistificar a recessão, até porque seria burrice, pois ela existe e têm sinais evidentes. Porém, esse conteúdo serve como uma consultoria contábil para mostrar que justamente um serviço de consultoria contábil pode modificar esse cenários de forma especifica a sua empresa.
Não, a consultoria não é nenhuma padroeira ou mágica, apenas é estratégia e possui pessoas especializadas e que trabalham em prol a leitura do mercado e a adaptação de ações em determinadas empresas privadas. Hoje em dia todo mundo se forma em contabilidade (e não só em contabilidade) pelo Facebook. Claro que não somos nós que vamos cuspir regras e ir contra algo que é democrático e de direito, mas cabe a consultoria contábil alertar de forma profissional todas as ações que podem voltar em sucesso para a sua empresa se diferenciar em tempos de desespero econômico.
Ficamos muito reticentes quando vemos que na medida em que a crise é justificativa para tanta coisa negativa o novo HRV da Honda possui uma lista de espera de quatro meses para a sua compra. Afinal, crise para quem? Embora o cenário não seja dos mais otimistas, empresas como a Magazine Luiza, por exemplo, já anunciaram que as expectativas de lucro se mantém esse ano. E o que isso significa? Que há uma consultoria contábil por trás que após todos estudos financeiros garantiu esse resultado, para que tal declaração oficial não vire meme.
O trabalho da consultoria contábil consiste em duas etapas: a primeira, estudar o mercado e saber até onde a empresa pode chegar, prevendo todas as hipotéticas situações. Já a segunda, estipular, dentro da realidade da empresa, ações e métodos para que ela venha se posicionar na contramão das adversidades.
Você tem duas opções: confirmar o que o mercado diz, ter um pensamento derrotista, refletir esse pensamento a suas ações e se debruçar na muleta da crise ou decidir não entrar na crise, se reposicionando, se reinventando, mudando. Afinal, se a vida te der limões, é pra se fazer uma limonada, e não ficar azedo.
Se você parar no tempo, é claro que você tende a perder clientes, agora, o seu reposicionamento te leva a manter esses clientes, e mais, conquistar outros. Certa vez, Albert Einstein disse: “Insanidade é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”. Ao partir para essas ações, você vai movimentar o mercado e contribuir com que a crise não atinga a sua empresa, fazendo diferente e tendo resultados diferentes.
Vale ressaltar a importância da sua concorrência, pois a consultoria contábil vai olhar para ela para relacionar o comportamento da sua empresa. O mercado é um grande concorrente em tempos de crise, mas uma concorrência uniforme vai fazer com que os clientes da sua segmentação fique saturado. A sua empresa precisa ser a primeira a se posicionar de forma diferente e pra isso conversar com o seu segmento é imprescindível a consultoria contábil.