Contabilidade gerencial: erros e acertos da sua empresa
Por meio da contabilidade gerencial, você saberá o que, dentre planejamento, organização e profissionalização está indo bem e o que precisa melhorar
O equilíbrio entre a confiança e o reconhecimento de auxílio é um bom caminho andado para o sucesso da sua empresa. A sua empresa precisa da parceria da contabilidade gerencial, já que, embora você tenha o conhecimento técnico, a contabilidade vai agregar os fatores organizacionais ao seu serviço.
Um grande fator a se observar é que, segundo o SEBRAE, 25% das empresas não completam um ano e acabam fechando. Ter uma contabilidade gerencial para auxiliar cada etapa do desenvolvimento do negócio seria um fator para evitar cada um desses fechamentos.
Com a contabilidade gerencial, a sua empresa passará ater consciência gerencial para avaliar o patamar em você está no mercado e até onde ela poderá chegar em seu segmento. Missão, mercado, recursos, despesas, operação tributárias e demais fatores relacionadas a fatores financeiros estarão sob domínio de planejamento conjunto da sua empresa com a contabilidade gerencial.
Pontos positivos
Lado a lado com a contabilidade gerencial, a sua empresa terá um plano de negócios demonstrativo que traçará o mapa de onde a empresa está, de forma realista, até para os pontos onde a empresa passará até atingir os seus objetivos. Por isso a importância da contabilidade gerencial ser parceira da sua empresa desde o início, pois é em conjunto com ela que segmentação, público, produto e ações serão definidas.
Com uma cultura de planejamento, a contabilidade gerencial acrescentará esses métodos de planejamento de negócios desde o início da sua empresa, trazendo à identidade da sua empresa uma atenção especial a cada etapa.
Controles administrativos para perspectivas de movimentação monetária, com entradas, saídas, gestão de finanças, estratégias etc, fazem parte do controle administrativo e estão totalmente atrelados a saúde financeira da empresa.
Pontos negativos
Erros existem, mas cabe a empresa dizimá-los. Agravar problemas da própria empresa é uma das falhas mais comuns no mundo empresarial e a contabilidade gerencial serve justamente para organizar todo o processo de gestão e também gerir falhas e entropias que a sua empresa venha ter.
Outro fator muito negativo às empresas é a falta de planejamento, entre eles financeiro. Cuidado com juros e empréstimos. A contabilidade gerencial é criteriosa no fator financeiro, por meio de conselhos técnicos que avaliarão a estruturação financeira da empresa.
Por fim, a falta da contabilidade nas questões tecnológicas é algo que, com o apoio da contabilidade gerencial, deverá ser arrumado.
Jornada de sucesso
A administração de uma empresa é uma arte, mas como toda a arte, embora feita dentro de um processo individual, é fruto de um planejamento coletivo. O artista plástico, por exemplo, pode até fazer uma escultura sozinha (projeto final), mas terá precisado de toda a indústria de matérias que viabilizaram a elaboração daquela escultura. O apoio da contabilidade gerencial será aquele suporte que você precisa para estabilizar a sua empresa no caminho do sucesso e das ações profissionais.