Assessoria contábil: a mudança da estrutura do e-social
Revolução estrutural nas empresas no Brasil, o e-social é uma grande novidade nos setores trabalhistas e de recursos humanos; Adapte-se a novidade, com a assessoria contábil
Você, empresário, tem trabalhado em conjunto com alguma assessoria contábil em sua empresa? A pergunta que já tem pertinência normalmente, vide a importância da assessoria contábil em uma empresa, ganha muita importância quando o Governo Federal anuncia as principais alterações do e-social.
Cabe o “parênteses” para uma explicação sobre o e-social, que é um projeto governamental que unifica órgãos tributários nacionais, como a Receita, o Ministério do Trabalho, a Caixa Econômica Federal e o INSS.
Voltando as alterações do e-social, elas já começaram a valer no primeiro semestre, com empresas privadas com um balanço financeiro anual de 78 milhões de reais. Agora, desde o início do segundo semestre, pequenos empresários e os Microempreendedores individuais (MEIs) terão que passar por um processo de adaptação, principalmente no que se diz respeito as questões trabalhistas e de recursos humanos.
Assessoria contábil em dados
De acordo com dados oficiais do Governo Federal, até agosto de 2018 mais de 1 milhão de empresas aderiram as mudanças do sistema e-social. Por meio do levantamento desses dados, por exemplo, a assessoria contábil contribuirá norteando as melhores ações da sua empresa, até porque, embora o número de adesão das empresas seja expressivo, ele não é algo simples, principalmente no que se diz respeito aos recursos humanos e nas questões trabalhistas.
A complexabilidade desses processos está justamente na adequação das empresas às novas regras. Para que ela venha estar bem guarnecida, a assessoria contábil é fundamental, não só no processo de implementação das ações, mas, também de adaptação da empresa a essas mudanças.
A importância da assessoria contábil nas mudanças
Com base nas mudanças do e-social, foi feito um grande investimento tecnológico nos departamentos relacionados a Receita Federal, com dados agregados às informações trabalhistas de todos os CNPJs. Com isso, a assessoria contábil, precisará preparar bem a empresa à avalanche de fiscalizações e supervisões nas questões humanas do processo empresarial. Todas essas informações trabalhistas estarão ligadas em um sistema de informação centralizado ao e-social. Esse processo de modernização da Receita Federal chama-se Confirp Digital.
A parte prática da assessoria contábil
Diferentemente do que muitos acham, as principais reclamações dos empresários que têm utilizado a nova plataforma do e-social não é devido a automatização do sistemas. É claro que houve reclamações, mas em uma esfera muito menor do que a principal reclamação, que é o fluxo de trabalho para profissionais do departamento pessoal e, também, de recursos humanos, os tradicionalmente conhecidos como RH. Segundo as criticas destes empresários, a nova fase do e-social impõe grandes diferentes para os profissionais atrelados ao fator humano, que é a adequação aos tais sistemas de informação do e-social, trazendo uma grande responsabilidade de adaptação aos RHs e afins.
O papel da assessoria contábil é adequar os serviços de RH e fatores humanos a nova onda do e-social, dinamizando os novos processos da melhor forma possível. Dados da assessoria contábil estruturarão cada vez mais essas mudanças, sendo um tiro certeiro a sua empresa.