A contabilidade na Zona Sul e o seu perfil de liderança: PARTE 3
O serviço de contabilidade na Zona Sul tende a traçar todos os perfis de liderança; acompanhe o terceiro e último texto da série
Após dois artigos e diversas demonstrações de perfis de liderança dentro das empresas, chegamos a conclusão da importância da contabilidade na Zona Sul em observar todos os pontos do ambiente de trabalho e das pessoas que compõe a equipe, para que assim venha nortear a postura do líder.
No nosso terceiro e último texto da série sobre perfis de liderança, traremos os últimos perfis de senso comum, para que você avalie como determinada postura pode interferir no sucesso prático da sua empresa. Mas para isso acontecer, você precisará ter uma visão isenta sobre o traçado estratégico passado pela contabilidade na Zona Sul, uma visão de fora pra dentro, com documentos e dados que geram a identidade da sua empresa. Cabe ao líder, então, ao ler essa série de artigos, negar-se a si mesmo ou arregaçar as mangas e se policiar quanto o que cabe a sua postura em relação a ele próprio, aos seus liderados e a empresa como um todo.
O intuito da contabilidade na Zona Sul, é estimular o pensamento por parte da liderança quanto ao autoconhecimento, tanto pessoal, quanto da sua equipe. Se engana quem acha que a contabilidade na Zona Sul só interfere nos aspectos concernentes as questões técnicas, já que, na verdade, ela pode influenciar em todos os setores da empresa, pois as suas percepções são de fora pra dentro e envolvem ainda balanços e comprovações técnicas. A contabilidade na Zona Sul tem grande valia no desempenho prático de cada uma peça da empresa.
Centro do mundo
Você já escutou a expressão: parece que o mundo gira ao seu redor? Então, é o típico caso do líder centralizador. Muitas vezes pecando pela falta de experiência no gerenciamento de liderança, ele peca pelo excesso, por querer demonstrar que, de fato, consegue exercer bem a sua função.
Por outro lado, na medida em que ele assume a responsabilidade para si, tende a retirar valor do senso de equipe e ter consequências em sua saúde física e mental.
Geralmente, o líder que centraliza o mundo para si é um bom profissional, assumiu a liderança pelos seus atributos técnicos, mas peca na gestão de pessoas e relacionamentos, por isso, a tendência desses erros no início são mais por despreparo do que por má fé. Exatamente por isso que cabe a contabilidade na Zona Sul dar esse toque através de demonstrações e coletas de dados, para que corrigido de início o erro não se perpetue.
Liberal
O líder liberal precisa estar muito convicto das suas posturas, justamente porque ser liberal é uma estratégia arriscada, mas muito positiva se bem trabalhada.
Para ser colocada em prática, cabe ao líder conhecer muito bem a sua equipe de trabalho, tendo a plena certeza de que eles vão ter o melhor desempenho possível, estar livre para desenvolver ideias e respeitarão limites e prazos.
No fim, o papel da contabilidade na Zona Sul está em fazer o levantamento de desempenho da liderança liberal e saber exatamente até onde ela pode ir.
Inspirador
É o líder ideal, pois tem estofo o suficiente para inspirar os seus liderados, seja por sua experiência, carisma ou pela forma que ele trabalha. O líder inspirador é o cara que traz a sua equipe para si e sabe trabalhar com cada peça no tabuleiro. Ele está sempre de olho no futuro, sendo um visionário nato. Sabe lapidar talentos e descobri-los dentro do processo gradativo.
Pelo fato de ser o líder inspirador, a sua forma de trabalho é a referência para todas as lideranças.
Bem, com a principal referência de liderança, encerramos a série de artigos que norteia os gestores de empresa a se auto-avaliarem e observarem o seu meio de trabalho através de comandos de parceria com a contabilidade na Zona Sul.