Abertura de empresa na Zona Sul
Confira esse post e saiba como fazer a abertura da sua empresa na Zona Sul
Na maioria das ocasiões, o contato inicial do cliente com o contador é quando se acontece a abertura da empresa. Isto posto, podemos ponderar que esse processo pode ser de assessoria na abertura ou do processo já com a empresa de pé.
Com isso, vamos postar tudo a cerca de abertura de empresa na Zona Sul para que todas as dúvidas sejam sanadas.
A primeira coisa que quem vai abrir a empresa precisa saber é que ele pode integrar três tipos de mercado: começando pelo microempreendedor individual, o MEI, que contempla o CNPJ do empreendedor de forma solitária; o ME/EPP, é de pequenas de pequeno porte, ou micro, que já contempla a contratação de funcionários, mesmo não tendo uma mega estrutura; fechando com a empresa limitada (LTDA), que precisa ser em sociedade e já caracteriza a como média/grande a abertura da empresa.Microempreendedor ou Empresa de Pequeno Porte
Assim como falamos no início do texto, essas modalidades empresariais são complementares entre si, por isso podem ser abordadas conjuntamente. Entretanto, tanto ME quanto EPP são consideravelmente fundamentais abertura da empresa na Zona Sul.
Se no MEI o teto chega a 60 mil reais/ano, o ME/EPP pode ganhar de 60 mil a mais de 3 milhões de reais. Até porque, se no MEI a possibilidade de contratar não existe, no ME/EPP você pode ter funcionários no teu próximo.
Mas, como diria o sábio: “Grandes poderes requerem grandes responsabilidades”, por isso a abertura do MEI requer obrigatoriamente da assessoria de um contador para a parte financeira.
A documentação para abertura da empresa pelos sistemas ME e EPP são iguais as do MEI: RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, comprovante de residência do estabelecimento (caso seja diferente da sua residência pessoal), última declaração do imposto de renda, atividades que a empresa irá exercer e nome fantasia.
A diferença vem a partir daí, pois o empreendedor precisará fazer o download do requerimento empresarial da junta comercial da Zona Sul, preencher, checar as informações, transmitir essas informações para a junta da Zona Sul. Caso sistema da Zona Sul for integrado com o sistema da Receita Federal, você precisará do 3.6 da Receitanet e preencher o DBE igualmente ao requerimento do empresário, o que demora cerca de dois dias para envio. Assim que for enviado, confira a assinatura do empresário antes de levar as documentações aos órgãos da Zona Sul.