Consultoria contábil: o auxilio para o relacionamento com os seus clientes
O processo de consultoria contábil o ajudará saber efetivamente quem são os seus clientes, para que você adeque a sua performance ao perfil do seu público-alvo
O maior patrimônio da empresa é o seu cliente, e manter um bom relacionamento com ele é fundamental, independentemente do segmento. Por meio de uma consultoria contábil, a sua empresa terá mais subsídios para se relacionar cada vez melhor com aqueles que fazem com que a sua empresa siga firme e forte no mercado.
Nesse artigo, vamos mostrar fatores onde a consultoria contábil auxiliará para que a sua empresa agregue no relacionamento com os seus clientes.
1. Persona
Por meio de dados levantados no processo de consultoria contábil, a contabilidade trará para a sua empresa a persona do seu cliente ideal. Esse processo acontece através de análises de mercado, fluxo de compras e vendas, personificação da concorrência etc.
É claro que essa persona não significará única e exclusivamente o perfil do seu cliente, mas será a responsável por encaminhar as ações para que a sua empresa se relacione ainda melhor com eles.
2. Saiba com quem lidará
Quando você cria a persona do seu público-alvo, está colocando a parte prática na teoria, por meio de dados fornecidos pela consultoria contábil. Mas saber com o tipo de cliente que você está lidando vai muito além de saber idade, sexo etc, mas, sim, participar ativamente de fóruns, conhecer o tipo de entretenimento que ele consume etc, justamente para que você venha ter mais embasamento possível para lidar com eles no dia a dia.
3. Jornada do cliente
A jornada do cliente é o passo a passo que essa persona prevista pelos projetos em conjunto com a consultoria contábil passará até efetivar o relacionamento com a sua empresa. Quando você sabe quem é essa persona, seus gostos e e ativamente seus costumes, antever cada processo e decisão que será tomada pelo cliente, fica mais fácil.
4. Na prática
O atendimento é o fiel da balança na parte prática. Ao ter conhecimento dos gostos e o estilo do seu cliente, a primeira etapa pode ser crucial para encaminhar o fechamento da negociação (ou a deixa-la muito bem encaminhada), como qualquer erro no caminho pode gerar, também a desistência e o encerramento da negociação. Use a consultoria contábil ao seu favor e esteja um passo a frente da mentalidade do seu cliente, já no primeiro contato.
5. Relacionamento fiel
Negociação firmada, a fidelização é tão importante quanto. Para garantir um bom pós-venda e uma boa proximidade com o seu cliente, utilize-se das informações sobre o seu perfil fornecidas pela consultoria contábil.
7. Humanização da sua empresa
Nunca a frase “Coloque-se no lugar do outro” foi tão real. Isso porque por mais que todos os projetos de consultoria contábil venha auxiliar a sua empresa, nada melhor do que humanizar, de fato, o seu relacionamento com o seu cliente.