Perdi o prazo da Declaração de MEI, e agora?
No último dia 31 de maio, sexta-feira, encerrou-se o prazo para a entrega da Declaração para os Microempreendedores Individuais. Algumas pessoas perderam o prazo ou até mesmo entregaram com algum erro no preenchimento. Mas se caso isso tenha acontecido com você, não se desespere.
Lembrando que trata-se de um item obrigatório em nossa legislação e sempre se refere aos rendimentos do ano anterior. Neste artigo vamos lhe auxiliar sobre o que fazer.
Para começar, como se faz esta declaração?
Preencher esta declaração não é algo complexo, na verdade é mais fácil do que se pode imaginar. Mas para facilitar ainda mais, o ideal é que você mantenha suas finanças organizadas. Faça relatórios mensais de seus rendimentos para que emitir sua declaração você não tenha problemas futuramente.
É muito simples: basta acessar o site DASN-SIMEI junto ao portal da Receita Federal e informar seus rendimentos através do seu CNPJ.
Perdi o prazo e agora?
Não entre em pânico. Caso você tenha perdido o prazo, fique ciente que ainda é possível enviar a Declaração através do mesmo site. O único porém é que agora você deverá arcar com uma multa que pode ser de até R$ 50 ou de 2% ao mês sobre o valor total dos tributos declarados.
Mas e se eu enviei, mas fiz errado?
Se você declarou errado, não se desespere, ainda é possível corrigir e evitar problemas futuros. Acesse o Portal do Empreendedor ou através do portal da Receita Federal e através dos seus dados você conseguirá fazer uma alteração na declaração.
Saiba que esta retificação não acarreta cobrança alguma ao empreendedor e só é possível fazê-la com até cinco anos de declarada.
Formalizar-se como MEI é algo que tem acontecido com muita frequência, pois sair da informalidade tem muitos benefícios aos empreendedores. Mas lembre-se que quanto mais informações você tiver, mais chances de obter sucesso você tem. O ideal é que você contrate uma assessoria contábil que possa te auxiliar e permitir que você foque suas energias no seu negócio.