Saiba como fidelizar os clientes da sua empresa
O seu cliente pode ser o seu porto seguro em dias de tensão, para isso, você precisará focar na fidelização deles à sua empresa
Em tempos de crise, a sua empresa precisará ter um porto-seguro a se apegar. E, no caso, os seus clientes poderão ser esse porto-seguro. Mas, para isso, a sua empresa precisará saber trabalhar com o fator fidelização.
É claro que, se estiver difícil pra você, a tendência é que estará difícil pra ele, também. Mas é aí que entra a fidelização, pois é justamente a partir dela que você aumentará o seu poder de negociação com o seu cliente.
Na crise, ter um bom relacionamento de fidelização com o seu cliente pode manter o ticket médio da sua empresa.
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A Net Promoter Score é um centro de pesquisa que indica a lealdade do cliente. Idealizador dessa medição, Fred Reichheld chegou a conclusão que apenas 5% de clientes retidos à sua empresa, mesmo em tempos de crise, garante uma manutenção de 25 a 75% do caixa.
Além disso, clientes fidelizados garantem a promoção da sua empresa com a sua própria satisfação e, também, com indicações. Ter esse tipo de clientes promoters, indica que a sua excelência em atendimento está, no mínimo, 80% bem sucedida.
Como fidelizar clientes
É nesse momento que entra o pós-vendas. O pós-venda nada mais é do que o pré-venda da venda seguinte. Pelo menos essa é a forma mais simples de se definir esse tipo de serviço.
A pós-venda é tão importante do que a primeira venda, até porque ela é uma venda nova, mas para o mesmo cliente. A diferença é que, no caso do pós-venda, não jogamos uma primeira impressão, mas jogamos com a decepção, caso algo dê errado.
Todo empreendedor precisa entender que a venda não se encerra no aperto de mãos e fechamento do negócio, mas, sim, que é ali que inicia-se o relacionamento com o cliente e, portanto, o processo de fidelização.
É quando o negócio é fechado que o relacionamento entre empresa e cliente se torna mais relacional, pois é a partir dali que vocês terão pontos em comum, o serviço prestado. É na hora desse relacionamento que cabe o seu pós-venda e é esse pós venda que garantirá a fidelização com o seu cliente. Um bom suporte, um atendimento atencioso e muita disposição em ajudar é meio caminho andado para fidelizar o seu cliente.
Saiba, tão importante quanto a efetivação de uma venda é o retorno do seu cliente, pois o serviço que você faz, outras empresas podem fazer. Mas, quando você gera empatia com o seu cliente, a tendência é que ele sempre retorne.
Aproxime-se e fidelize
A fidelização anda junto com a aproximação (com o perdão do trocadinho). Ter a empresa próxima, mesmo após a efetivação da venda, faz com que o relacionamento entre cliente e empresa se fortaleça por meio da segurança que o cliente terá através do seu suporte. A fidelização por aproximação confirma ao seu cliente que ele escolheu a opção certa para suprir determinado desejo ou necessidade.
Caso seja possível, a sua empresa precisa ter uma equipe de relacionamento justamente para a fidelização do cliente na gestão pós-venda. Essa equipe será a representação da marca e serão treinadas e capacitadas justamente para reter feedbacks e auxiliar na resolução de problemas e dúvidas que o seu cliente terá. Permitindo que ele não fique nem próximo de qualquer tipo de estresse.
Conclusão
Cliente satisfeito significa imagem positiva para a empresa e essa satisfação garante retorno, boas indicações e garantia de compra em momentos não positivos do mercado.